







Olhando para fora sobre o horizonte do Centro Espacial Kennedy em direção ao Oceano Atlântico, o estágio está sendo definido em torno de plataforma de lançamento 39B para a próxima geração de veículos espaciais da NASA.
Em 04 de janeiro um guindaste levantou o enorme estrutura de aço e demais mastro de fibra de vidro do chão e colocou-o, completando uma torre de raios 600 metros de altura que agora fica do lado leste da plataforma de lançamento.
A torre é a primeira das três que fazem parte do novo sistema de proteção para um raio Ares do Programa Constellation e lança Orion. O contrato para completar o trabalho foi adjudicado à construção Ivey Inc. em Merritt Island, em julho de 2007 e construção da base para cada um começaram em agosto de 2008.
Está levando 900 toneladas de aço, aproximadamente 50 trabalhadores da NASA e do contratante, bem como dois guindastes, um pequeno e um mamute, para completar o trabalho. O pequeno guindaste gira segmentos de torre, enquanto a 640 metros de altura Manitowoc Modelo 2100 guindaste ergue segmentos para altitudes mais elevadas. Trabalhadores montagem prévia seções da torre no chão antes de levantar-los no lugar.
O conjunto inicial de todas as três torres deverá ser concluída até abril e todo o sistema de protecção relâmpago em março de 2010. A estrutura do bloco do serviço fixo e de giro estrutura de atendimento será demolido em 2010.
Um sistema de cabos aéreos ligada ao mastro de cada torre irá fornecer os veículos lançadores Ares uma manta de proteção contra descargas atmosféricas, enquanto as câmeras instaladas em cada torre irá gravar qualquer greves. Para o teste de vôo de Ares IX, atualmente alvo de Julho de 2009, os cabos aéreos serão anexadas da torre 2 para a torre de 1 a proteger o veículo.
As torres também vai abrigar estações meteorológicas em quatro elevações para medir a velocidade do vento, direção do vento, temperatura e umidade.